terça-feira, 30 de dezembro de 2008

quem quer mudar?


É indubitável que ao chegarmos a uma certa idade, nós começamos a pensar no passado. Isso não acontece somente com os nossos pais ou avós, também acontece com a gente. Por exemplo, eu, com quase 25 anos, já tenho vários momentos em que me pego pensando no meu tempo de faculdade ou no tempo de colégio. As lembranças ficam guardadas e estão sempre disponíveis na nossa mente pra quando precisarmos delas. Ao pensar no passado, nas coisas que fizemos, é quase inevitável imaginarmos como seria se tivéssemos feito isso ou aquilo de uma forma diferente. Acabamos pensando que talvez não deveríamos ter feito aquilo e que deveríamos ter feito aquilo outro. A nossa tendência é querer ter a chance de voltar atrás e mudar algumas coisas. Claro que essa chance nunca virá.


Por outro lado, quando chega o fim de um ano, as pessoas começam a pensar ansiosamente sobre o ano que virá. Amanhã, bilhões de pessoas, literalmente, pensarão sobre 2009. A grande maioria fará promessas e a minoria conseguirá cumpri-las. Esse contraste entre o passado e o futuro é menor quando pensamos que em ambos os casos desejamos viver de uma maneira diferente do que no presente. O engraçado é que quase cem por cento das pessoas desejaria ter mudado algo no passado. Não é possível viver de uma forma diferente no passado, mas as expectativas quanto ao futuro são bem grandes. Mas, quando o futuro se torna em presente e elas têm a oportunidade de mudar algo realmente, elas não fazem nada e o presente se torna passado, acumulando assim mais uma história que gostaríamos de ter vivido de maneira diferente.


Por que é tão difícil mudar e começar a fazer as coisas como nós gostaríamos de fazer? Sei que existem aquelas pessoas que pensam em coisas bem simples como assistir menos televisão e ler mais livros. Mas, mesmos esses hábitos, aparentemente insignificantes, se tornam praticamente imutáveis quando tentamos mudá-los. Isso acontece porque os hábitos se tornam um comportamento e um comportamento acaba se tornando um traço da personalidade. Aquilo que a gente acha ser só um hábito, na verdade já se tornou parte de você mesmo e por isso é tão difícil mudá-lo.


Aí está o perigo. A grande maioria das pessoas usa como desculpa para fazer algo moralmente incorreto ou socialmente recriminável, que isso acontece só de vez em quando ou então, que será só uma vez ou ainda, que será a última vez. Todos já usamos essa desculpa. Parece que nós conseguimos nos enganar com maior facilidade do que qualquer outra pessoa. Mas, aos nos enganarmos, nos esquecemos que esse hábito raro, irá se tornar mais e mais comum até chegar o ponto em que você não mais conseguirá se livrar dele.


Todos iremos errar e sempre olharemos para trás pensando que poderíamos ter feito melhor. E sempre olharemos para o futuro com o desejo de acertar mais do que no passado. No fundo, o ser humano parece ter algo indicando que deveríamos ser melhores do que somos. Porém, quão poucos são aqueles que, tendo consciência disso, viverão o presente para melhorar quem são. O homem não consegue mudar quem é e melhorar a sua vida, mas ao mesmo tempo, tem o desejo de fazer isso. A única resposta que existe pra essa luta se encontra na Bíblia em Gênesis capítulo 3. E, a única solução que existe pra isso se encontra em Lucas capítulo 2. Se você tem real interesse em viver de uma maneira melhor, se você quer viver o presente sem ter medo de que ele se torne um passado que você gostaria de mudar, então procure a resposta e a solução que só a Bíblia pode dar.


Feliz ano novo!