domingo, 17 de maio de 2009

direito X responsabilidade



Quantas vezes você já ouviu alguém falar sobre algum direito que ela tinha, mas que foi violado? Num mundo guiado pelo capitalismo, é óbvio que existam organizações criadas somente para defender os direitos de consumidores. Mas, não é só no âmbito mercadológico que existe forte ênfase nos direitos. Podemos ver vários movimentos de grupos que contestam certas práticas, sejam do governo, de empresas ou de indivíduos, pois essas práticas violam os direitos de quem quer que seja.

Essa cultura do direito pode chegar longe demais; tão longe, que uma mulher pode reivindicar o seu direito de liberdade como argumento para matar uma pessoa que se forma em seu ventre. O que as pessoas esquecem é que onde houver direito para uma pessoa, haverá responsabilidade para outra. O direito de um consumidor, implica na responsabilidade do fornecedor. O direito de um bebê, implica em responsabilidades para os pais. O direito, seja ela qual for, implica em responsabilidade.

Todos estão prontos a reivindicar os seus direitos, mas são lerdos para se responsabilizarem. O mundo em que vivemos é um mundo de direitos, mas não um mundo de responsabilidades. Fica muito claro que isso é promovido pelo egoísmo inerente nas pessoas. Todos querem ter direitos, mas ninguém quer ter responsabilidades. Parece que esse sentimento é tão forte que, de alguma forma, estão sendo criados direitos sem que haja ninguém para se responsabilizar por eles. No caso do aborto, a mulher obtém o seu direito e a responsabilidade acaba caindo num feto que nem tem como reivindicar os seus direitos também. Toda responsabilidade que puder ser lançada para alguém que não pode reivindicar os seus direitos, será lançada.

Eu duvido que estaríamos vivendo em um mundo tão corrupto, injusto e violento se ao invés de buscarmos os nossos direitos, nós buscássemos saber quais são as nossas responsabilidades. Ao contrário do que se pensa, onde houver busca por direitos sem pensar na responsabilidade, haverá corrupção e injustiça, pois as pessoas conquistarão aquilo que elas pensam ser os seus direitos, nem que seja por meio da injustiça e da corrupção.