sexta-feira, 25 de junho de 2010

sofrimento mais uma vez

Quando você acha que o sofrimento está um pouco longe de sua realidade, ele surge como nunca antes e te faz lembrar que não há meios de se escapar dele. Não falo de sofrimentos rotineiros como dores no corpo, um desejo não realizado ou algo assim, mas de sofrimento de verdade, daqueles que te colocam com a cara no chão e o coração na boca.

Não é fácil lidar com o sofrimento e mais difícil ainda é explicá-lo. Normalmente as pessoas questionam a bondade e o amor de Deus diante do sofrimento. Em outros momentos questionam Sua sabedoria e soberania. Mas, esses questionamentos sobre Deus diante da dor da morte e das tragédias (sofrimentos de verdade) têm um ponto de partida errado. Nesses questionamentos, a pessoa se isola como um ser intocável que está acima do bem e do mal.

Diante do sofrimento nós não podemos nos colocar numa posição em que nós não estamos. Enquanto nós perguntamos se merecemos o sofrimento, deveríamos estar perguntando se merecemos alguma coisa que não seja o sofrimento. Não podemos questionar a bondade de Deus por causa da existência do sofrimento nas nossas vidas, mas deveríamos perguntar porque recebemos coisas boas de Deus se nós mesmos somos pessoas cheias de erros e falhas. Mais do que isso, deveríamos perguntar porque Deus escolheu sofrer amargamente numa cruz para que eu e você pudêssemos desfrutar de algo bom.

Enquanto todas as coisas vão bem, Deus não é lembrado, mas quando a dor nos toca, o amor dEle é questionado. Isso mostra que o nosso ponto de partida é o nosso umbigo, tudo se questiona a partir de nós e esse é erro. A pergunta certa é: por que Deus decidiu sofrer pra que alguma coisa boa nos aconteça?