sábado, 21 de fevereiro de 2009

dando graças para a glória de Deus

Eu não sei se hoje em dia o conceito de viver para a glória de Deus continua na mente dos cristãos. O fato é que o cristão deveria saber que ele vive para glorificar a Deus. Essa concepção permeia toda a Bíblia, nem sempre de forma clara e direta, mas está sempre lá. Por conta disso, quando a igreja Reformada procurava colocar no papel alguns conceitos básicos da fé cristã para o aprendizado dos cristãos, a primeira pergunta dizia respeito ao propósito final do viver do homem e a resposta dada foi: para a glória de Deus.

Viver para a glória de Deus não é mais a diretriz determinante na vida dos cristãos. Acredito que parte desse desvio se deve ao fato de poucos entenderem o que realmente significa viver para a glória de Deus. O que acontece é que a religiosidade acaba transformando esse conceito em um bicho de sete cabeças. Os cristãos acabam deixando essa questão de lado por pensarem que é algo muito grandioso, só para os que têm a fé mais elevada.

O meu objetivo então é desmistificar um pouco esse conceito e deixá-lo mais acessível a todos os que têm um coração desejoso de agradar a Deus. Para isso é bom vermos que Paulo diz em 1 Coríntios 10: 31, que podemos comer e beber para a glória de Deus. Bom, não é possível que isso seja tão complicado assim. Se até num ato simples como comer é possível glorificar a Deus, deve haver algo simples nesse conceito.

A essência da glorificação a Deus não diz respeito a atos grandiosos, mas sim a ações simples que dão a Deus a Sua devida glória. Simplificando, quando comemos dando graças a Deus, ou seja, agradecendo a Ele, estamos reconhecendo que o motivo de termos o que comer é porque Deus tem nos abençoado. Com isso, estamos reconhecendo que a glória não está no trabalho humano, mas sim na ação divina.

A gratidão é um ato que glorifica a Deus. Dar graças a Deus é dar a Ele a glória que Ele merece. Aí está a simplicidade da questão. O homem quer ter a glória de tudo para ele mesmo, mas quando o cristão se nega a fazer isso e agradece a Deus por qualquer coisa, pequena ou grande, ele está reconhecendo que a glória não pertence a ele, mas a Deus. Viver para a glória de Deus é viver reconhecendo que tudo é dEle, por Ele e para Ele, mesmo que seja no simples comer ou beber. Podemos dar vários outros exemplos corriqueiros como, fazer exercícios físicos, nadar, correr, jogar bola ou qualquer outra coisa. Onde há gratidão a Deus, ali se glorifica a Deus. Dê graças, dê glória, ao Único que merece.

2 comentários:

Daniel Guanaes disse...

Boa, Caio. A cada dia me convenço de que é nas pequenas coisas que glorificamos a Deus de forma grandiosa!

Unknown disse...

gostei Caio.
Sempre penso que Salmo 100 significa quando diz "Entrei pelos portais com ações de graças," que isto significa que quando agradecemos estamos na presença dEle.