sábado, 11 de julho de 2009

Monstros S.A.


Já foram feitos muitos filmes, sejam de terror ou não, que envolvem monstros. A grande maioria desses filmes mostra um ser totalmente desfigurado e que parece nada ter a ver com os seres humanos. Porém, alguns filmes mostram monstros que se assemelham bastante com as pessoas, só que de uma forma mais amedrontadora. Ontem vi um desses filmes. “Eu sou a lenda” com Will Smith, contém uns personagens que são seres humanos “alterados” por um vírus. Esses seres se transformam em monstros que de humanos só têm algumas características anatômicas.

No filme, um vírus causa essa mutação. Mas, o que impede que as pessoas se transformem em verdadeiros monstros? O que faz com que a vasta maioria das pessoas no mundo não seja tão perversa e maldosa? Será que a educação, o governo ou sei lá o que, podem evitar isso? Acho difícil que essas sejam respostas válidas. Talvez, essas coisas podem ter alguma influência, mas a história revela que quase nunca essas coisas evitam que certas pessoas passem de seres humanos “normais” para seres “monstruosos”.

Num mundo criado por Deus, as coisas não acontecem separadamente dEle. Por isso, ao observarmos o mundo, temos que pensar como isso pode ter a ver com Deus. Na teologia há algo chamado graça comum. Essa graça é derramada sobre todas as pessoas sem distinção. Isso resulta que justos e injustos, educados e mal educados etc. têm os mesmos benefícios comuns como a chuva, o sol, o alimento etc. Mas, é essa graça comum, a explicação para o fato de num mundo cheio de pecadores, pessoas egoístas, rancorosas, vingativas, ainda haver beleza, amor, paciência, sorrisos, arte, música, alegria e tudo o que podemos pensar de bom. É também essa graça a explicação para o fato de pecadores não serem cada vez mais pecadores até que virem monstros.

O que evita as pessoas de se tornarem monstros, como os que vemos nos filmes, é a graça de Deus que inibe a ação do pecado e limita sua influência sobre a criação como um todo. Se Deus, por um só dia, deixasse de derramar sobre nós a Sua graça, seríamos todos consumidos pela nossa própria monstruosidade. Sem a ação de Deus no mundo, o que resta é o que nós somos sem Deus, nada a não ser maldade. O único que tem o poder de lançar luz sobre estas trevas é Deus. O único que tem poder para evitar que nos tornemos monstros é Deus.

Nenhum comentário: