sábado, 21 de fevereiro de 2009

dando graças para a glória de Deus

Eu não sei se hoje em dia o conceito de viver para a glória de Deus continua na mente dos cristãos. O fato é que o cristão deveria saber que ele vive para glorificar a Deus. Essa concepção permeia toda a Bíblia, nem sempre de forma clara e direta, mas está sempre lá. Por conta disso, quando a igreja Reformada procurava colocar no papel alguns conceitos básicos da fé cristã para o aprendizado dos cristãos, a primeira pergunta dizia respeito ao propósito final do viver do homem e a resposta dada foi: para a glória de Deus.

Viver para a glória de Deus não é mais a diretriz determinante na vida dos cristãos. Acredito que parte desse desvio se deve ao fato de poucos entenderem o que realmente significa viver para a glória de Deus. O que acontece é que a religiosidade acaba transformando esse conceito em um bicho de sete cabeças. Os cristãos acabam deixando essa questão de lado por pensarem que é algo muito grandioso, só para os que têm a fé mais elevada.

O meu objetivo então é desmistificar um pouco esse conceito e deixá-lo mais acessível a todos os que têm um coração desejoso de agradar a Deus. Para isso é bom vermos que Paulo diz em 1 Coríntios 10: 31, que podemos comer e beber para a glória de Deus. Bom, não é possível que isso seja tão complicado assim. Se até num ato simples como comer é possível glorificar a Deus, deve haver algo simples nesse conceito.

A essência da glorificação a Deus não diz respeito a atos grandiosos, mas sim a ações simples que dão a Deus a Sua devida glória. Simplificando, quando comemos dando graças a Deus, ou seja, agradecendo a Ele, estamos reconhecendo que o motivo de termos o que comer é porque Deus tem nos abençoado. Com isso, estamos reconhecendo que a glória não está no trabalho humano, mas sim na ação divina.

A gratidão é um ato que glorifica a Deus. Dar graças a Deus é dar a Ele a glória que Ele merece. Aí está a simplicidade da questão. O homem quer ter a glória de tudo para ele mesmo, mas quando o cristão se nega a fazer isso e agradece a Deus por qualquer coisa, pequena ou grande, ele está reconhecendo que a glória não pertence a ele, mas a Deus. Viver para a glória de Deus é viver reconhecendo que tudo é dEle, por Ele e para Ele, mesmo que seja no simples comer ou beber. Podemos dar vários outros exemplos corriqueiros como, fazer exercícios físicos, nadar, correr, jogar bola ou qualquer outra coisa. Onde há gratidão a Deus, ali se glorifica a Deus. Dê graças, dê glória, ao Único que merece.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

a falsa responsabilidade

A vida nos dá um prato cheio para que cresçamos como pessoas altamente preocupadas e sempre em busca de soluções para tudo que se mostra como um impedimento para o bom decorrer das coisas. Tudo isso não parece muito prejudicial. Tudo isso tem uma aparência de bom senso. A questão está mais em até que ponto pode chegar essa preocupação e o que podemos definir como sendo um bom curso das coisas.

Quando Jesus fala sobre a solicitude da vida ou ansiedade a respeito da vida em Mateus seis, ele está indo exatamente contra essa ansiedade. O mais impressionante de tudo é que ele confronta aspectos da vida que parecem ser totalmente lícitos. Por que não posso me preocupar com o que vou comer e com o que vou beber ou com o que vou vestir? Se eu sou uma pessoa responsável, eu devo me preocupar com essas coisas, principalmente se outras pessoas dependem do meu trabalho. Mas, ainda assim, Jesus fala que não se deve ter esse tipo de preocupação.

A sociedade nos diz que devemos ser responsáveis. Mas que responsabilidade é essa? Com certeza não é uma responsabilidade saudável (mesmo no sentido literal da palavra). Claro que não é saudável, pois é uma responsabilidade falsa. Colocam em nossas costas uma responsabilidade que não é nossa. Não é à toa que existem tantas pessoas sofrendo de doenças cardíacas, distúrbios físicos e psicológicos. Tudo como consequência dessa responsabilidade falsa que é, na verdade, doentia.

A sociedade diz que aquela pessoa que larga um bom emprego pra ir cuidar dos pobres é um irresponsável. A sociedade diz que se você não vai à farmácia devido ao mínimo sintoma de gripe, você é irresponsável. A sociedade diz que se você não trabalhar o máximo que puder pra ter tudo que quiser, você é irresponsável. E, muitas vezes, as pessoas olham com desprezo para pessoas que resolveram ser as mais responsáveis. Porque as pessoas mais responsáveis são aquelas que cuidam dos negócios do Pai. Jesus diz que se você cuidar dos negócios do Pai, o próprio Pai cuidaria de você. Isso que é responsabilidade verdadeira. Trabalhar no Reino de Deus e saber que Ele cuida de você é a atitude mais responsável que alguém pode tomar. Caminhar e seguir, mesmo que com passos curtos (pois Deus não nos julga pela velocidade que caminhamos, mas pelo caminho em que estamos), no trabalho do Reino, essa é a verdadeira responsabilidade. Responsabilidade que nos dá paz e não como a falsa responsabilidade que nos coloca na cama de um hospital de tão ansioso, medroso e exausto que ficamos. Seja responsável.