terça-feira, 8 de julho de 2008

calar ou falar?


Espero que você já tenha passado por tal experiência, sabe aqueles momentos em que você vai orar por alguma situação específica, seja particular ou que tenha a ver com pessoas que você ama, e derrepende você parece não saber exatamente o que pedir e fica na dúvida o que deve falar ou se deve calar?
Por que será que isso acontece? Eu sei explicar por que isso acontece comigo particularmente, mas ainda bem que a Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, explica esse acontecimento de forma muito melhor do que eu. Em Romanos 8:26 Paulo diz que não sabemos o que pedir nas orações. Algumas traduções não deixam muito clara a idéia de que o problema não está em como orar, mas em como pedir. De qualquer forma o problema está no que pedir e não em como pedir. Paulo diz que isso é uma fraqueza nossa, fraqueza essa que é auxiliada pelo Espírito Santo, como Paulo diz neste versículo.
Por que eu digo que esta é uma experiência desejável por assim dizer? Porque os únicos que podem ter algum tipo de dúvida com relação ao que pedir são aqueles que sabem que, por serem criaturas pequenas e fracas, não sabem exatamente o que é o melhor em cada situação da vida. Mas, não somente sabem disso, mas também sabem que Deus, que é onipotente, onisciente e soberano, é Aquele que realmente sabe o que é o melhor, ou o que é adequado para aquela situação especificamente. Por causa dessa nossa falta de entendimento e por sabermos que Deus é quem realmente entende das coisas é que travamos em alguns momentos na hora da oração.
Felizmente não somos os únicos que sofremos disso. Alguns Salmos demonstram esse tipo de acontecimento quando o escritor começa pedindo por algo, mas parece perceber que ele não sabe de nada, comparado com Aquele a quem ele está se dirigindo e acaba mudando o rumo de sua oração. O próprio Paulo não sabia muito bem se ele desejava morrer para poder estar com Cristo logo ou se queria permanecer vivo e assim poder ajudar mais as igrejas e os irmãos.
Mas, às vezes a gente acaba orando mesmo pelas coisas erradas, assim como Paulo orou para que o seu espinho na carne fosse retirado, mas não foi atendido por Deus e na verdade levou uma pequena repreensão por isso. Repreensão pior levou Moisés em Deut. 3:23-26 ao pedir pra ver a a "boa região montanhosa e o Líbano".
Na oração, é melhor calar do que pedir aquilo que não se deve. É melhor somente ficar na presença de Deus e esperar que o Espírito mesmo te ajude e te fale o que pedir.Mas, como somos realmente fracos e às vezes nos esquecemos das coisas, devemos sempre acabar nossas orações como o próprio Filho de Deus, que dizia: "porém, não a minha vontade, mas a Sua". Deixe para quem realmente entende das coisas e esse é Deus.

Nenhum comentário: